Resistência e fotografia

with 2 Comments
Foto © Claudio Versiani. Rio de janeiro 2016

Fotografar é um ato de resistência!

Somos do tempo do daguerreótipo (como brincamos por aqui) e somos fotógrafos. Observamos, criamos e registramos o mundo `a nossa volta.

A fotografia digital é o futuro do presente. Não somos contra ela, pelo contrário! Mas não gostamos da banalização da imagem. Respeitamos a Fotografia.

A revolução digital trouxe avanços tecnológicos formidáveis. Os drones, para ficar em só um exemplo, nos mostram um mundo nunca dantes visto.

No entanto, não dá para esquecer o filme e outros processos mais antigos. É impossível deixar de lado o fascínio de um laboratório fotográfico. Estamos interessados em processos alternativos, analógicos e digitais, para além ou para aquém da fotografia tradicional.

Já veremos!

Fotografar é preciso! Resistir é vital.

PS: Fotografia documental, fotografia jornalística, é essa a nossa praia. Nesse mundo virado de cabeça para baixo, a fotografia exerce mais do que nunca o papel fundamental de testemunha. Ela é parceira da ânsia por um mundo mais justo. A fotografia cidadã foi um dos avanços da revolução digital.

Seguimos na mesma onda do antigo Pictura Pixel. E seguimos creditando as fontes, os autores e as idéias.

Bem vindo a bordo! Enjoy the ride!

2 Responses

  1. […] Como escrevemos no post Resistência e fotografia […]

  2. […] Como gostamos de reafirmar, a fotografia cidadã foi uma grande conquista da revolução digital. Hoje é possível ver o que acontece em Portland […]

Leave a Reply