Medo do Corona. Medo da Covid

with No Comments

Em 2020, o ano que não existiu, a pandemia bateu forte no mês de abril, aqui em New York City. No pico da doença foram 800 mortes diárias. Milhares de infectados, falta de leitos hospitalares, UTIs lotadas, respiradores requisitados em qualquer lugar do mundo e os profissionais de saúde exaustos e muitos também infectados. Um clima de um grande velório coletivo.

A cidade viveu o caos, literalmente! Uma sensação de que o mundo estava acabando e que o vírus iria nos levar a todos, mais cedo ou mais tarde. Mais cedo, era só colocar o pé na rua. Essa era a sensação.

As imagens de Manhattan deserta eram impressionantes! Históricas! Mas o medo da Covid me afastou da vontade de fotografar. O instinto de sobrevivência e o medo de poder ser um vetor de transmissão anularam, ou adormeceram qualquer impulso de registrar essa história.

Maio já estava acabando e veio a morte de George Floyd no dia 25. Ele foi morto por um policial branco, assistido por três outros colegas de farda. O vídeo da morte de Floyd acendeu a faísca de fogo num caldeirão de gasolina. A América negra demonstrou estar farta de tanta injustiça e desigualdade. E também da brutalidade policial. E o país ardeu em chamas.

As imagens do protesto na rede, na TV e nos impressos me despertaram novamente a vontade de registrar e viver a história de nossos dias. Mas mais uma vez o medo do Corona me deixou em casa.

No dia 07 de junho, tomei coragem e me aventurei a ver um protesto, pequeno e familiar, que estava acontecendo aqui no Brooklyn. Uma sensação de vulnerabiidade imensa. Muita gente, algumas pessoas sem máscara, aglomeração, do jeito que o Corona gosta. Procurei não estar perto de ninguém, tarefa quase impossível.

© Claudio Versiani

Emocionante! Respeito enorme por aquelas pessoas que estavam ali protestando e pedindo um mundo justo. Simples assim! É de se tirar o chapéu para esse povo. Coragem é isso aí!

E mais, um eterno agradecimento para os trabalhadores essenciais, notadamente os profissionais da saúde, sem eles estaríamos todos mortos e enterrados.

Emocionado e feliz, com algumas poucas fotos, voltei para minha casa. Eu vi um protesto “Black Lives Matter” no ano de 2020 em NYC!

PS: Mais fotos no “Pictures” aqui no site

Leave a Reply